Como regar Orquídeas – passos para regar

O que parece fácil para fazer, regar orquídeas pode gerar inúmeras dúvidas quando vamos colocar em prática. A grande pergunta é, ”com que frequência, qual o tanto de água ideal para minha orquídea?”, não é mais uma novidade que a falta d’água para a orquídea pode acarretar a morte, mas o que também devemos saber é que o excesso de água também pode matar. Molhando de mais a água fica por muito tempo no fundo da planta, causando o apodrecimento das raízes.

 

como-regar-orquideas-passo-a-passo

A orquídea não pode ficar encharcada, ela deve funcionar desta maneira ” normalmente em dias frios você pode derrubar água no chão que o chão vai demorar para absorver a água e ficara ali por algum tempo. Mas experimente jogar água no chão em um dia de sol, a água vai secar muito mais rapidamente.”
Isso é apenas um exemplo, vamos explicar abaixo os horários etc …

(Lembrando que varia muito de orquídea para orquídea, pois existem 35 mil espécies de orquídeas no mundo e  você vai ter que levar em consideração também as suas condições climáticas, se você mora mais ao sul do pais, um ambiente mais frio, será de um jeito, já pessoas que moram mais ao norte do país já será outro, mas vamos lá …)

Horários para Regar as Orquídeas

Normalmente no Brasil regamos orquídeas a cada 2 dias, mas é o que eu disse acima, depende onde você mora, se mora em um clima mais frio regue 1 vez por semana.

Se tiver em dúvidas, faça assim toda vez que for regar sua planta, coloque o dedo dentro do vaso no substrato, se você ver que está seco, regue normalmente, mas se quando for regar estiver com agua ou com o nível de agua grande, deixe para o próximo dia, pois o risco de você matar sua planta ‘ apodrecendo suas raízes ‘ vai ser grande.

Quanto de água devo regar ?

Não tem um tanto para regar, você deve regar até que a água caia pelos furos dos casos, que a água escorra pelas raízes e caia pra fora do vaso. Muitos me perguntam se pode usar pratinhos para as orquídeas, sim pode sim, mas depois que aguar o bom é que retire a água do pratinho, pois pode haver o acumulo de mosquito da dengue.

Qual horário devo regar?

O melhor horário para regar suas orquídeas é na parte da manhã, de noite é um clima mais frio e a temperatura cai um pouco. A agua não irá escorrer e secar sobre a planta, isso pode fazer com que fungos e doenças cheguem até sua linda orquídea.

Em questão da água, nem preciso dizer que é normal regar com água da torneira, não há diferença entre aguas, pelo menos em testes feitos por nós não vimos diferença alguma de orquídeas que foram aguadas com chuva e outra que foi com água da torneira.

Dica Fundamental Para Você

E ai o que achou das dicas ? Tenho uma dica incrível para você aqui.

Se você quer aprender como cuidar de suas orquídeas mais facilmente, conheça o manual das orquídeas, eu mesmo já testei e aconselho. Tem muita material na internet, mas esse manual traz o passo a passo para você ter suas orquídeas com flores e muito bem saudáveis. Para saber mais clique no banner abaixo e comece hoje a aprender.

<<< Manual das Orquídeas — APRENDA A CUIDAR DE SUAS ORQUÍDEAS >>>